A advocacia consultiva não é mais um luxo para as empresas. Atualmente, podemos definir esta advocacia como aquela que não tem mais como foco principal somente o desenvolvimento de questões processuais, mas também a garantia em relação à prevenção, que torna o funcionamento de atividades específicas com redução de custos para as empresas em relação a ações e resolução de litígios.
É importante destacar que, a advocacia consultiva abrange todos os tipos de empresários, desde os de grande porte, até o médio e pequeno porte.
Muitas vezes, os empresários de menores portes tem medo de optar por este serviço. No entanto, a base de um alicerce consolidado para uma empresa evoluir está diretamente ligada a uma construção jurídica bem feita.
Atuar na advocacia consultiva é uma posição completamente estratégica. Com isso, selecionamos os principais pontos como:
- O que é advocacia consultiva?
- Quais os principais pontos podem ser assegurados com esse trabalho?
- Algumas vantagens para as empresas em adotarem um trabalho consultivo.
Confira abaixo.
O que é advocacia consultiva?
A advocacia consultiva nada mais é do que uma advocacia voltada para prevenção, ou seja, ela evita o processo. Neste cenário, o advogado atua antes que a empresa tenha algum problema.
Ou seja, é uma área muito abrangente que não envolve processo, prazos e todos os controles que precisamos ter dentro de uma advocacia que lida com o contencioso.
Antigamente, não se tinha o hábito de fazer essa avaliação de quanto se despende de tempo e quanto este tempo representa dinheiro para empresa. Muitas vezes para a empresa que faz um acordo ou que não chega ao ponto de ter que ajuizar uma demanda, a advocacia consultiva é muito mais econômica.
A prevenção que a advocacia consultiva proporciona, de forma simplificada, é a atuação daquele advogado que tem o olhar voltado para empresa como um todo, desde a contratação de funcionário.
Quais os principais pontos podem ser assegurados com esse trabalho?
Na advocacia consultiva está a ideia de mitigar os efeitos da aleatoriedade do resultado. Ou seja, a partir dela, você diminui os riscos de se lançar numa demanda judicial.
Em primeiro plano, é colocado a possibilidade de negociação com os conflitos potenciais que os advogados enxergam. Não é uma garantia, mas com a advocacia consultiva é possível domar melhor o negócio diante da aleatoriedade que é o resultado de uma demanda judicial.
Tanto para o advogado quanto para o cliente, a advocacia consultiva se releva uma ferramenta sensacional porque é feito um panorama de análise entre ambos, definem a estratégia, é informada a orientação técnica jurídica e já é implementada na prática aquilo que for decidido. Por exemplo, se é para abrir uma nova pessoa jurídica, já se abre. Se é para lançar ou não lançar um novo empreendimento, também já é resolvido nesta relação, entre outras diversas vantagens que este serviço preventivo proporciona.
De forma resumida, seja na relação das empresas com seus empregados, ou na venda de produtos, ou na forma de divulgação da marca, a ação da advocacia consultiva é importante e necessária, pois, conforme supracitado, evita riscos e garante menores custos.
Algumas vantagens para as empresas em adotarem um trabalho consultivo.
A advocacia consultiva contribui para o sucesso das empresas, uma vez que, este serviço contribui para a prevenção de riscos de ações judiciais e orientações adequadas e estratégicas para o cumprimento das leis.
Contar com esta assessoria jurídica auxiliará a empresa em:
- Redução de custos desnecessários;
- Elaboração e redação de contratos adequados;
- Documentação amparada a segurança jurídica;
- Garantir que a empresa se desenvolva em conformidade com a legislação e sérios prejuízos possam ser evitados.
Vale salientar que, a nova Reforma Trabalhista apresentou mudanças significativas das relações de trabalho nas empresas. Desse modo, se tornou ainda mais importante uma orientação jurídica eficiente e preventiva.
Lembre-se que, optar pela advocacia consultiva é um investimento para aquele que deseja ter uma empresa saudável, rentável e ainda muito mais lucrativa.
Ainda ficou com alguma dúvida?
Deixe seu comentário, estaremos à disposição para esclarecê-la e continuamos publicando informações relevantes.