Um dos principais pontos para análise quanto a importância da recuperação de créditos financeiros é:
“Qual é o benefício de gastar com captação e cobrança de clientes? Por que devo gastar para recuperar um valor que minha empresa tem a receber de direito?”
Embora possa ser um dilema para alguns, a recuperação de dívidas é tão importante para o crescimento sustentado de uma empresa quanto o aumento de sua receita, afinal, nenhum negócio com altos níveis de inadimplência crescerá e sobreviverá, por mais lucrativa que seja sua operação.
Vale lembrar que é melhor receber um atraso do que arcar com todo o prejuízo, principalmente em tempos de crise econômica como a que vivemos no país, ou mesmo nas empresas.
Para o devedor, a recuperação de créditos financeiros ajuda a regular sua situação, liberando-o para fazer novas compras a prazo. Por outro lado, a empresa que receber o valor, melhora seu capital circulante líquido, necessário para financiar as operações correntes.
O que são créditos financeiros?
Os créditos financeiros, podem ser valores a serem recuperados em um processo de recuperação de crédito, realizado por empresas especializadas em cobrança de dívidas.
Por exemplo, elas podem ser contratadas por instituições financeiras para cobrança de dívidas incobráveis, as contas não pagas serão cobradas por essas empresas e após a negociação do pagamento, o registro da restrição é excluído, tendo seu nome limpo retornando ao mercado de crédito.
Se você tem uma dívida antiga que pode até prescrever, muitas vezes o banco prefere vender a dívida para agências de cobrança. A cobrança não altera o valor original da dívida nos bancos de dados dos devedores, mas altera a possibilidade de negociação.
A recuperação desses créditos financeiros está lá não só para quitar a dívida, mas para ajudar o devedor a limpar seu nome e conseguir recuperar seu poder de compra, ao mesmo tempo, recupera um valor considerado quase perdido pela empresa recebedora.
Quais modelos de cobrança podem ser aplicados?
Para a efetividade na cobrança de créditos, recomenda-se alguns passos, como:
Passo 1: Envie uma carta registrada de aviso de recebimento (AR) com uma semana de antecedência para cumprir seu compromisso, caso contrário, será avisado que as medidas legais apropriadas serão tomadas;
Passo 2: Interrupção da entrega. Entre em contato com o fiador para informar a situação de falha;
Passo 3: Publicar a situação do devedor através do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), SERASA, associação comercial e demais empresas responsáveis por esses registros. Estas medidas são eficazes para os mais desonestos: a difusão da reputação dos devedores no mercado de crédito impossibilita-lhes a continuação da prática que praticam de aplicação de novos atrasos, pelo que tendem a liquidar a dívida para se livrar dessa reputação;
Passo 4: Faça com que seu advogado entre em contato com o cliente;
Passo 5: Proteja a dívida no cartório e informe o devedor dessa ação;
Passo 6: Aplicar garantias ou responsabilizar os fiadores;
Passo 7: Outras etapas legais cabíveis: declaração de falência, medidas de execução e cobrança.
Importante fixar um prazo para cada etapa. Se as ações planejadas não entrarem em vigor no período especificado, aplicarão a próxima etapa. O comportamento do devedor indica desde o início que ele está tomando as medidas mais drásticas, caracterizadas por sua intenção de não pagar.
O que fazer para não praticar cobranças abusivas e evitar prejuízos?
A gestão de crédito e cobrança exige análise e aprovação coordenada dos créditos, bem como a cobrança eficiente das parcelas vencidas
Abaixo seguem recomendações que lhe permitirão estabelecer uma política de cobrança e controle de inadimplência eficaz em sua empresa:
1. Controle contínuo de seu devedor – Reduzir as perdas relacionadas com pagamentos em atraso implica controlar a evolução das cobranças e definir um conjunto de medidas aplicáveis quando ocorre um atraso.
2. Controle de atrasos – Mantenha um controle constante sobre os clientes usando uma planilha que mostra: o total da dívida, o valor devido (indicando o momento do atraso), esta planilha deve ser atualizada e analisada semanalmente.
Negocie um plano de regularização prontamente diagnosticado, indicando o motivo do atraso, negociando nova data de pagamento, os nomes e cargos dos contatados e a data da renegociação;
Peça ao devedor que lhe envie por e-mail um pedido de novo prazo de pagamento, informando o motivo do atraso. Você pode quitar a dívida de uma só vez, tente negociar um novo plano de quitação da dívida, considerando a aplicação dos juros e demais sanções.
3. Reaja rápido – Não deixe a situação piorar. Em caso de inadimplência, você deve agir rapidamente para evitar o agravamento da situação de inadimplência e a perda de liquidez da sua empresa.
Tenha um plano de ação pronto para agir em caso de descumprimento dos pontos acordados.
Se o plano de resolução negociado com o devedor não for cumprido ou não houver acordo sobre uma nova data de pagamento, medidas mais drásticas devem ser tomadas rapidamente.
Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato, estaremos a disposição para esclarecê-la e continuamos publicando informações relevantes.